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E-mail marketing foi bloqueado por spam?




É normal para o pessoal novo nessa área de e-mail marketing o susto ao perceber que foi bloqueado por spam, mas calma oque faz o provedor bloquear a entrega do e-mail marketing é a má reputação do IP e falta de qualidade dos códigos HTML, a reputação do IP é analisada devido as mensagens enviadas pela própria empresa aos seus contatos e em relação ao comportamento da base, além da fundamental relevância da mensagem.


1. Mantenha a base de dados higienizada:
 Não deixe sua página de contatos com emails que não existem e que não tem aplicação nenhuma de nenhum database marketing, os provedores analisam que se o seu sistema de banco de dados tem tantos emails que não existem então um relacionamento com a base de contatos. Higienize seu banco de dados e tire os emails que foram considerados hard bounces.


2. Reporte de spam:
Se deve evitar ao máximo a falta de relevância do e-mail marketing para que a atitude do destinatário seja receptiva, caso ele clique em reportar o e-mail como spam ele vai estar dizendo ao provedor assim "este e-mail não está sendo entregue com coerência e não quero mais receber" se essa ação for natural entre muitas mensagens enviadas pelo mesmo domínio/IP, o provedor identifica que o remetente faz spam e nesse caso faz o bloqueio é preciso estudar o relacionamento com a base de contatos e entrega de mensagens relevantes de acordo com seu interesse.


3. Cuidado com o spam trap:
Esses spam trap são aqueles emails que o provedor manda para digitar um código de confirmação para a entrega do e-mail para o destinatário, porém os provedores mais antigos costumam usar e-mails sem atividade há algum tempo para criar seus spam traps. Isso quer dizer que, se sua empresa possui uma base opt-in muito antiga, ela pode estar cheia de spam traps. Neste caso, o ideal é trabalhar com a base de contatos que interage com seu e-mail marketing, com frequência. Com o restante da base, é aconselhável realizar comunicações esporádicas, apenas com o intuito de ativá-la, ou seja, aumentar o número de contatos que interagem. Aqui estamos falando de relevância de comunicação.


4. Interação é fundamental:

Alguns provedores conseguem reconhecer quando um e-mail marketing não é interessante para o contato e, assim, mudam o comportamento de entrega. Independente de ser um ou um milhão de destinatários que reportam o e-mail marketing como spam ou mesmo não interagem com a mensagem, esse histórico favorece o bloqueio da entrega dos e-mails.

Alguns provedores, como o Gmail e o hotmail, já trabalham com análise comportamental one to one. Isso quer dizer que o e-mail poderá ser entregue na caixa de entrada ou de spam em consonância com o histórico de interações de uma única pessoa. De acordo com as diretrizes para envio em massa publicada pelo Gmail, a maneira como ele classifica spam depende fortemente das denúncias de seus usuários. Os usuários do Gmail podem marcar ou desmarcar qualquer mensagem sempre que desejarem: “Nós analisamos os relatórios de nossos usuários e corrigimos problemas a fim de fornecer a melhor experiência para o usuário. Desde que nossos usuários não considerem seus e-mails como spam, ele não deverá ter problemas de entrega em caixas de entrada”. Leia mais em:http://mail.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=81126
Além dessa classificação, o gmail também criou a chamada “Caixa prioritária” que analisa a relevância das mensagens de acordo com a interação e insere as menos relevantes na caixa não prioritária. O hotmail também lançou, recentemente, a notícia de que começaria a trabalhar desta forma.
Para evitar que o e-mail marketing seja considerado spam, é preciso que o contato que o recebeu interaja. Para que o contato interaja com o e-mail marketing, é necessário que ele seja…relevante.

5. Aplique relevância na campanha de e-mail marketing:
Para toda e qualquer campanha, a palavra da ordem é relevância. Alguns provedores de e-mail disponibilizam serviços que ajudam a medir a saúde dos IP’s. O Smart Network Data Services, por exemplo, é um serviço disponibilizado pelo Hotmail que auxilia as empresas a entender a reputação de seus IP’s, a partir do envio de e-mail marketing (quantidade de erros, spam traps e reportes).


6. Apenas medir não é suficiente, é preciso agir:
É fundamental estudar o comportamento da base, pesquisar seus interesses, suas preferências e o momento em que cada contato vive. O Hotmail criou um programa chamado “especialistas”. Ele escolhe e convida pessoas aleatoriamente para classificar mensagens eletrônicas como “lixo” ou “não lixo”. Com esse programa, o Hotmail evita o chamado “falso positivo” e “falso negativo”. Se uma mensagem chega à caixa de entrada e a maioria dos “especialistas” a classificam como spam, no futuro, certamente essa mensagem chegará diretamente à caixa de spam.
Em suma, “converse” com quem quer “ouvir”. Não adianta forçar a barra. A tecnologia traz funcionalidades incríveis para um bom relacionamento digital. Aproveite isso!
E aqui fica meu conselho: antes de arrancar os cabelos tentando entender por qual motivo os provedores estão bloqueando seu e-mail marketing, faça a si mesmo a pergunta: “Quão relevante é minha mensagem para cada contato?”

7. O subject cuidado com o limite:
O limite para o subject é de 50 caracteres, evite de baixa reputação como "promoção, imperdível, crédito" não use acentos gráficos "!?" e nunca use subject em caixa alta. Seja objetivo se for uma promoção coloque o nome da promoção evite acentos e palavras fiscalizadas pelos anti-spam como "divulgue, consulte-nos, frete grátis" além das já citadas, se for um newsletter escolha o assunto principal e coloque no subject os demais deixe na mensagem apenas.

8. Uso de imagens:
Fatie a imagem do template além de inserir tags "alt" que permitirão o compreendimento do e-mail antes do carregamento das imagens, mapeie, insira hiperlinks e nos endereços das imagens não use palavras marcadas. uma imagem em uma pasta chamada marketing, promo ou e-mailmkt vai pontuar e muito o seu template. Equilibre seu template, use imagens mas também use textos o ideal é 50% para cada isso deixa seu HTML puro, nada de CSS, DIVs, Styles e Javascript pois todos são bloqueados nos webmails.

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